Orquialgias

Entre as principais queixas no consultório do urologista encontra-se a dor no testículo também chamada:
Orquialgia (orqui=testículo) (algia=dor).

Orquialgia, orquidinia ou dor escrotal crônica é um quadro doloroso testicular intermitente ou constante que pode ser uni, ou bilateral de origem desconhecida. A idade dessa dor crônica testicular vai dos 15 aos 50 anos com média de 35 anos.

Os testículos tem duas funções: a de produzir espermatozóides e a de secretar hormônio masculino. A alteração ou enfraquecimento de uma pode ocorrer sem que a outra seja afetada. Um só testículo normal é suficiente para preencher esta dupla finalidade.

Vem aumentando o número de homens que procuram o consultório médico, na maioria casos do tipo inespecífico com pouca literatura dedicada ao tema. Sabe-se buy prescription drugs online que para o testículo cumprir sua tarefa deve haver uma temperatura amena que não prejudique a formação dos espermatozóides no calor os testículos descem e no frio eles sobem! Quem faz este trabalho não é o dono dos testículos e sim a temperatura ambiente… Se eles quiserem descer e uma cueca apertada não o permitir; naturalmente haverá um desconforto que poderá traduzir-se com uma dor (orquialgia idiopática ) de causa “desconhecida”. Outro fenômeno comum de orquialgia idiopática seria o excesso de mastur-bação, relações sexuais ou qualquer outras prá-ticas interrompidas.

Portanto temos causas diversas para caracterizar as orquialgias idiopáticas. Fatores emocionais, sociais, psicosexuais podem ter um papel etiológico importante nesta patologia.

Outra classificação para a dor testicular frequente, é a chamada orquialgia crônica. Inclu-em os seguintes diagnósticos:
Hérnias inguinais, infecção, dor referida (cálculo urinário em transito irradiando para a bolsa testicular), torção intermitente do cordão espermático, pós-vasectomias etc.

Para o sucesso do tratamento, necessita-se conhecer a causa. Recomenda-se, a procura do urologista.